Ítalo Sales é músico, natural de Recife-PE, Brasil, com experiência de performances ao lado de vários nomes da música nacional e internacional, como Elza Soares, Áurea Martins, Josildo Sá, Almério, Martins, Maciel Melo, Sarah Leandro, Ciel Santos, Maestro Spok, Família Gonzaga, Elio Pace (UK), Rachel York (USA), Josh Young (USA), Jessie Hamilton Jr. (USA), Martin Kaye (UK), Ana Fegi-Brown (PHI), entre muitos outros.

Estudou violão popular no Conservatório Pernambucano de Música com o Prof. Múcio Callou, e cursou licenciatura e mestrado em Música na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Sua dissertação de mestrado, "O Frevo Elétrico" (2018), foi pioneira na identificação de artistas, documentos e gravações que esclarecem o contexto da inserção de instrumentos elétricos em orquestras pernambucanas de frevo.

No ano de 2017, lançou seu primeiro disco solo, "Dorsal", que recebeu menção honrosa no concurso Novos Talentos do Jazz 2017 pelo júri de diretores dos festivais Savassi (MG), Sampa Jazz (SP) e POA Jazz (RS) - três dos maiores do país no gênero instrumental. O quarteto que gravou o disco foi composto também por Adriano Coelho (btr), Marcos Acioly (sax) e Miguel Mendes (bx).

Entre 2019 e 2022 trabalhou como músico residente em navios de cruzeiro, colecionando performances em mais de 25 países e trabalhando com artistas de diversas nacionalidades e estilos.

Atualmente é guitarrista do trio instrumental Átrio Livre, professor de guitarra e prática de bandas na School Of Rock de Recife-PE, e guitarrista / violonista ao lado de diversos artistas pernambucanos.


foto:  Bea Laranjeira