Música

DORSAL (2017)

O primeiro disco da carreira de Ítalo foi premiado no concurso Novos Talentos do Jazz de 2017, ano de seu lançamento. O concurso fora organizado por três dos maiores festivais de música instrumental do país: POA, Sampa e Savassi Jazz Festival (se apresentando e ministrando workshop no último, na cidade de Belo Horizonte - MG). Além do Savassi, outras performances do quarteto executando o disco na íntegra ocorreram na cidade do Recife, como no Festival de Música Instrumental do Conservatório Pernambucano de Música e no projeto Música no Museu. O show de lançamento aconteceu no Teatro Barreto Jr., no bairro do Pina (onde Ítalo cresceu), e contou com a participação do cantor e compositor Carlos Filho. Os outros músicos do quarteto no disco são: Adriano Coelho (bateria), Miguel Mendes (baixo elétrico) e Marcos Acioly (sax).

Dorsal

na série "talentos" do canalUm Café Lá em Casa

Abissal

Deriva

Making Of Dorsal

tema para leavitt (2018)

Primeiro single lançado por Ítalo após seu primeiro disco. A performance é um take ao vivo, gravada no estúdio Carranca, na cidade do Recife. O tema é uma homenagem a Henrietta Swan Leavitt, famosa astrônoma estado-unidense, cujo trabalho sobre estrelas variáveis deu literalmente luz à diversos trabalhos posteriores no início do séc. XX. Ítalo é fascinado pela história e estudo espacial.

superlua (2019)

Segundo single lançado por Ítalo após seu primeiro disco, a faixa é um dueto com o baterista recifense Hugo Medeiros. Hugo é professor do Conservatório Pernambucano de Música, conhecido pela sua atuação no trabalho do pianista Amaro Freitas, e, assim como Ítalo, dedica boa parte de seus estudos à improvisação. Ambos gravaram a faixa ao vivo, no estúdio particular de Hugo, adicionando alguns efeitos na pós-produção.